
Atualmente, quais são as melhores práticas para se chegar a resultados palpáveis em comunicação interna?
O caminho para se chegar ao projeto ou à ferramenta de comunicação ideal passa, necessariamente, por:
ñ Identificar as causas que levaram àquela questão que se deseja resolver. Antes de lançar uma campanha de comunicação interna visando a diminuição do índice de refugo na fábrica, por exemplo, é necessário identificar os motivos desse problema.
ñ Traçar o perfil do público-alvo. Do nível de escolaridade ao acesso aos meios digitais, tudo pode ser determinante para que as ações de comunicação atinjam ou não o público-alvo.
A partir daí, uma boa solução é planejar ações que tenham a participação do público-alvo. O 'velho e bom concurso', envolvendo os funcionários e/ou seus familiares, costuma dar bons resultados quando leva os participantes a refletir sobre o assunto e propor soluções. E por falar em envolvimento do público, nada melhor que depoimentos de seus membros – pode ser no jornal interno ou em outro canal já existente – para dar credibilidade à campanha e render bons frutos. O exemplo tem grande poder de persuasão.
Por fim, é sempre bom lembrar que o apoio da cúpula da empresa demonstra a importância do projeto e lhe confere credibilidade. Assim, uma campanha lançada oficialmente pelo presidente, por exemplo, tende a ter mais aderência.
Desconhecemos métodos específicos para mensuração de resultados em comunicação interna. Por isso, apostamos nos indicadores próprios. Ao planejar a campanha, devem-se estabelecer indicadores específicos para aquela situação e que incluam variáveis diretas e indiretas. Por exemplo: voltando ao caso fictício do alto índice de refugo na fábrica, podem-se estabelecer indicadores diretos, como a diminuição de peças defeituosas e horas de retrabalho, e indiretos, como maior produtividade, diminuição do número de reclamações de clientes, resultados financeiros melhores.
Ainda no decorrer da campanha, o acompanhamento desses indicadores permite fazer os ajustes necessários para obter os resultados esperados.