Qualidade deixou de
ser diferencial há muito tempo. Mas, para conseguir implantá-la leva tempo, e
exige esforço cotidiano mantê-la. Um desses elementos diários para consolidar e
aprimorar o ambiente da qualidade é a comunicação. Ela também é fator-chave na
hora de dar notícias negativamente impactantes para a empresa e,
consequentemente, para seus colaboradores. Em ambos os casos, não tem muito o
que inventar, não: é trabalhar no dia a dia o relacionamento com as equipes,
não só de cima para baixo, mas, também, acolhendo dúvidas, ideias e percepções
que os empregados trazem. O 'olho no olho' é sempre importante, pois compromete
e aproxima. Os painéis têm um jeito apropriado de comunicar, na forma e
conteúdo. Respaldadas por uma cultura de comunicação, são duas ações simples,
de baixíssimo custo e eficientes.
ñ Como a comunicação interna pode colaborar
para a qualidade na produção? Nesse caso, o meio mais indicado são os painéis?
A qualidade é resultado de um
sistema bem ajustado, que envolve treinamento e capacitação dos funcionários,
tecnologia fabril, técnicas de acompanhamento de desempenho de máquinas e
equipamentos etc. No chão de fábrica, os painéis podem ser bons aliados na
conquista e na manutenção da qualidade. Neles, podem ser colocadas informações
sobre metas, os principais problemas enfrentados no mês anterior, as
providências tomadas para saná-los, gráficos de evolução etc. Mas é preciso que
os líderes das áreas facilitem a aproximação do grupo, estimulando sua
consulta, explicando as informações ali expostas, esclarecendo dúvidas etc.
ñ Como inovar para comunicar
más notícias?
Em qualquer situação, é
preciso ser ágil e falar a verdade, comunicando notícias ruins face a face, no
primeiro momento. E isso é papel da liderança. Se a empresa for lenta ou se
omitir, o sindicato certamente falará sozinho, e sua versão não encontrará
barreiras para ser aceita como verdade. Por exemplo: uma linha de produção será
desativada. Para comunicar isso de forma clara, a liderança deve ser preparada
para responder perguntas e para transmitir a mesma informação em todas as
áreas, falando em nome da empresa, explicando o motivo dessa decisão e –
importantíssimo – saindo na frente da ‘rádio peão’, ou seja, agindo em vez de
reagir.
Mande sua pergunta.. Escreva-nos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário