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Para esta edição, selecionamos duas perguntas que muita gente já se fez. Esperamos receber sua dúvida para o próximo número do jornal. Não é preciso ser associado ao Inted: basta mandar e-mail para interativa@interativacomunicacao.srv.br
Qual a melhor maneira de tornar informações densas, como procedimentos técnicos, atraentes aos diversos públicos da empresa?
Linguagem clara e objetiva e o uso de imagens são fundamentais para tornar qualquer material impresso mais interessante. No caso de procedimentos técnicos, normas, políticas e demais conteúdos formais de uma empresa, a comunicação deve ser um complemento a ações como treinamentos, dinâmicas de grupo, eventos ou reuniões – momentos nos quais os conteúdos densos poderão ser ‘trocados em miúdos’. O material impresso deve funcionar como apoio e fonte para consultas.
Como acabar com os ruídos na comunicação?
Ruído é qualquer coisa que atrapalhe a comunicação. Uma linguagem imprópria pode ser causa de ruído – se o colaborador não entender bem o que está sendo comunicado, ele poderá tirar conclusões equivocadas. Informações incompletas também podem provocar ruídos – parecendo que a empresa está escondendo algo. Demora em se pronunciar pode configurar que a empresa está ‘armando’ uma informação. Até a falta de motivação para tirar dúvidas pode gerar ruído – na medida em que o colaborador vai continuar com a dúvida ou, pior, interpretar de forma errada a informação. Ou seja, o ruído acontece quando a comunicação está fora de sintonia com o público. E sintonia quer dizer informação clara, rápida e constante, num ambiente convidativo à participação. Onde existe confiança e transparência, as fofocas perdem espaço.
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