16 de nov. de 2011

Será?


Murais nos pontos de maior circulação, um 'jornalzinho', alguns eventos em datas-chave, caixa de sugestões e um estagiário para fazer o operacional. Pronto. Minha empresa tem comunicação interna


Murais, jornal, eventos, caixas de sugestão e tantos outros elementos são ferramentas de informação. Representam a empresa falando. Bem diferente de comunicação, que significa troca, relacionamento. existe efetiva comunicação se houver efetivo diálogo. Da mesma forma que qualidade não se impõe com manuais, mas com cultura da qualidade, só há diálogo onde se instaura a cultura da comunicação.

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) disponibiliza para download gratuito um material bem didático e profissional sobre Comunicação Interna: o Caderno de Comunicação Organizacional intitulado Como entender a Comunicação Interna. Para fazer download, basta acessar http://www.abracom.org.br/cco.asp.

Reproduzimos alguns trechos do capítulo inicial desse Caderno, para incentivar você a se aprofundar no assunto que, muitas vezes, ainda é tratado de forma amadora e, por isso, deixa a desejar em termos de resultados.

"A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de uma organização. E para que a comunicação externa tenha mais eficácia, as principais mensagens da organização precisam de legitimação do público interno e, claro, de uma política de recursos humanos coerente com os valores, a visão e a missão da empresa."

"A sinergia com todas as áreas faz da Comunicação Interna um processo verdadeiramente servidor, capaz de explicar o negócio da empresa ao empregado e, de forma sistêmica, ajudá-lo a atingir os resultados projetados, levando-os a entender de que forma cada um poderá fazer a sua parte e como a parte de cada um se integra ao todo para o alcance das metas definidas."

"O relacionamento intenso, vivo e permanente com os colaboradores (sejam eles efetivos, terceirizados ou estagiários) e seus familiares, permite que a Comunicação Interna realize a primeira de suas funções estratégicas: a difusão da Visão, Missão e Valores Corporativos. Além disso, amplia e harmoniza o diálogo entre capital e trabalho, equaliza interesses, integra equipes e valoriza o conhecimento e a produção, fruto da razão de ser da organização."

E então? Será que sua empresa tem comunicação interna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário