13 de fev. de 2012

Quantidade ou qualidade?

O que não falta nas empresas em geral é papel. Muitos são lidos, mas não assimilados, ou são mal interpretados. Outros acabam estacionados em murais, engavetados, no banco de trás do carro, no bolso e, em vez de compartilhados, são divididos ao meio para virar rascunho. E e-mails, então? Diante de tanta informação e tantos meios, por que implantar Comunicação Interna? A resposta está na própria pergunta! A Comunicação Interna otimiza o fluxo de informações da empresa, assegura a assimilação da mensagem pelos diferentes públicos e até pode reduzir o volume de itens que lotam os murais e as caixas de entrada.

Destacamos trechos do Caderno de Comunicação Organizacional (*) da Abracom, que explicam o porquê de se fazer Comunicação Interna.

“Uma comunicação interna eficiente gera percepções positivas para a marca, para a empresa, seus produtos e serviços. Essas percepções não se restringem aos funcionários, mas se estendem a toda a sua rede de relações internas e externas, contribuindo para a formação da reputação empresarial e conhecimento público. Afinal, ela potencializa o fluxo de informações, integra públicos, contribui na formação de equipes de alta performance e reforça a imagem da empresa.”

Na complexidade dos ambientes corporativos e frente às instabilidades e ameaças, ter trabalhadores como aliados é condição prioritária para a perenidade das empresas. Valorizados, bem informados e engajados com os valores e objetivos da empresa, os colaboradores se envolvem e se comprometem.”

As inovações tecnológicas, as novas relações com os consumidores, a abertura de mercado, exigem um olhar voltado para dentro, que destaque os diferenciais, próprios de cada organização.”

A Comunicação interna se fortaleceu e profissionalizou seus quadros. Hoje ela é um dos instrumentos dessa nova forma de gestão verdadeiramente estratégica, contribuindo para o fortalecimento dos ativos intangíveis e para o sucesso do negócio.”

“As informações que circulam nas empresas só têm valor quando se transformam em conhecimento compartilhado por todos.”

Escrever, falar, enviar, responder, informar. Isso, muitas empresas fazem diariamente, sem que, necessariamente, se reverta em conhecimento transformador de seu clima e de seus resultados. Entendeu por que é importante fazer Comunicação Interna?


(*) Caderno de Comunicação Organizacional - Como entender a Comunicação Interna, da Associação Brasileira das Agências de ComunicaçãoAbracom. Para fazer download gratuito do caderno completo, acesse http://www.abracom.org.br/cco.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário