17 de mai. de 2012

Comunicação é interna só no nome


Nada mais é interno. É ingenuidade achar que os assuntos da empresa estão protegidos pelos seus muros. E, com a websempre ela! –, as notícias voam. Por isso, é saudável para toda empresa estabelecer um diálogo com seu público interno: para que esse público tenha informações oficiais, e possa tirar dúvidas com pessoas da própria empresa. Isso ajuda a enfraquecer os boatos e a fortalecer a sensação de pertencimento, tão importante no desempenho dos times.
Quando se fala em Comunicação Interna, pensa-se logo em empregado (funcionário, colaborador, associado ou qualquer outro nome com o mesmo sentido). Porém, “a noção de público interno é ampla”, como explica a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), no Caderno de Comunicação Organizacional (CCO), Como entender a comunicação interna.

Não os registrados conforme determina a legislação trabalhista, mas também os prestadores de serviço, permanentes e temporários, estagiários e trainees devem ser considerados como audiência da comunicação interna. Ou seja, independente da relação trabalhista, existem profissionais que interagem com a organização e que, se bem informados e alinhados com o planejamento estratégico, melhor desempenharão suas atividades e contribuirão para o alcance de metas e resultados. empresas que incluem os familiares entre os públicos da comunicação interna. Percebê-los dessa forma significa não gerir temas de relevância para a prática do negócio, mas, também, outros (temas), de conscientização, educação, formação e desenvolvimento pessoal, chegando à responsabilidade social.”

Na próxima edição, vamos falar sobre o capítulo Como Fazer” comunicação interna, sempre compartilhando com você, leitor, o conteúdo do CCO da Abracom. Enquanto isso, deixamos algumas perguntas:
ñ A comunicação é atividade meio ou atividade fim?
ñ O que é cultura de comunicação?
ñ Como se identificam necessidades de comunicação?

Tem mais perguntas? Quer opinar, com sugestões, compartilhar experiências ou fazer críticas? Fale conosco pelo e-mail interativa@interativacomunicacao.srv.br

Lembrete: o CCO Como entender a comunicação interna pode ser baixado gratuitamente, na íntegra, pelo site www.abracom.org.br

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