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Como conquistar uma relação de confiança com os empregados por meio da comunicação interna? Por que o sindicato consegue isso mais facilmente que as empresas?
É preciso destacar que existe uma identificação natural dos colaboradores com o sindicato,
que,
afinal,
é seu representante.
Suas mensagens chamam a atenção porque enfocam assuntos que afetam – nem sempre positivamente
– o trabalhador
(dissídio,
demissões,
benefícios etc). Além disso, o sindicato usa a mesma linguagem do trabalhador,
coisa que nem sempre as empresas adotam. Para fazer frente à comunicação do sindicato
– que é feita de forma profissional
–, as empresas devem enxergar a comunicação da mesma forma, e dar a ela a mesma importância que o sindicato dá.
Uma comunicação clara e contínua é o primeiro passo, pois ajuda a tornar consistente o relacionamento empresa-colaboradores.
E essa consistência é fundamental para que se estabeleça a confiança ao longo do tempo.
Como ter uma comunicação eficiente diante da descentralização do público? Exemplo: várias lojas espalhadas pelo estado.
Nesse caso, a internet/intranet desempenha papel muito importante,
pois é capaz de tornar instantânea a comunicação em unidades fisicamente distantes.
Mas se nem todos tiverem acesso a computadores,
talvez seja o caso de ter alguém em cada unidade que se responsabilize por disseminar a comunicação no mesmo momento que a matriz. Tão importante quanto esse sincronismo é levar em conta as características regionais das lojas, respeitando-os e fazendo os ajustes necessários na comunicação da matriz.
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