9 de mai. de 2012

Tão perto e tão longe


Sabe aquele vizinho ou colega que não faz questão de te cumprimentar? De repente, ele começa a se chegar. Você logo pensa que deve haver algum interesse imediato envolvido nessa súbita aproximação. E, em geral, é verdade. O nome disso é conveniência. Agora, imagine se pode dar certo uma comunicação baseada em conveniência? Mas ainda é o que boa parte das empresas faz: só começa a falar com seus públicos quando a situação está difícil. Resultado: nenhum. E, o que é pior, a empresa cria em torno de sua comunicação uma aura de desconfiança. Por essas e outras é que a gente insiste: comunicar-se deve se tornar um hábito, que torna a vida das companhias mais saudável. E, mesmo em empresas com unidades e pessoas espalhadas por diversos locais, é possível estabelecer comunicação. Mais que isso: é fundamental, justamente para que a comunicação ajude a encurtar as distâncias físicas. As duas perguntas desta edição são sobre credibilidade e público disperso geograficamente. Mande a sua dúvida também!

Como conquistar uma relação de confiança com os empregados por meio da comunicação interna? Por que o sindicato consegue isso mais facilmente que as empresas?
É preciso destacar que existe uma identificação natural dos colaboradores com o sindicato, que, afinal, é seu representante. Suas mensagens chamam a atenção porque enfocam assuntos que afetamnem sempre positivamenteo trabalhador (dissídio, demissões, benefícios etc). Além disso, o sindicato usa a mesma linguagem do trabalhador, coisa que nem sempre as empresas adotam. Para fazer frente à comunicação do sindicatoque é feita de forma profissional –, as empresas devem enxergar a comunicação da mesma forma, e dar a ela a mesma importância que o sindicato .
Uma comunicação clara e contínua é o primeiro passo, pois ajuda a tornar consistente o relacionamento empresa-colaboradores. E essa consistência é fundamental para que se estabeleça a confiança ao longo do tempo.

Como ter uma comunicação eficiente diante da descentralização do público? Exemplo: várias lojas espalhadas pelo estado.
Nesse caso, a internet/intranet desempenha papel muito importante, pois é capaz de tornar instantânea a comunicação em unidades fisicamente distantes. Mas se nem todos tiverem acesso a computadores, talvez seja o caso de ter alguém em cada unidade que se responsabilize por disseminar a comunicação no mesmo momento que a matriz. Tão importante quanto esse sincronismo é levar em conta as características regionais das lojas, respeitando-os e fazendo os ajustes necessários na comunicação da matriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário