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É muito bacana falar em transparência na comunicação, e é praticamente consenso que a transparência é essencial para estabelecer uma comunicação de valor, que resulte em mudança de comportamento. É tão bacana apoiar essa ideia, quanto é difícil ser transparente na prática. Por quê? As razões são várias, e uma delas é a forma como se estabelece a hierarquia das empresas. Em muitas, reter a informação é deter poder, e praticamente tudo é confidencial. Dos colaboradores em geral, é esperado que façam muito bem o que foram contratados para fazer, e que participem das iniciativas internas, como Sipat, Campanha do Agasalho, pesquisa de clima etc. Encontrar soluções e ter ideias são tarefas dos chefes – eles, sim, contratados para pensar, para resolver. Em empresas com essa cultura, dificilmente a comunicação interna sairá da teoria para a prática. A transparência é um dos pilares que sustenta a comunicação interna. Concordar com isso é fácil. Praticar, nem tanto. Acompanhe três questões em torno dessa linha que separa a teoria da prática, e da interseção entre elas: a transparência.
Por que as empresas não se habituam com a comunicação interna?
Qualquer
hábito
deriva
da
prática
constante.
De
uma
maneira
geral,
as
empresas
usam
a
comunicação
de
forma
intermitente,
interrompendo
o
processo
quando
surge
alguma
crise
ou
dificuldade
– justamente
quando
a
comunicação
deveria
ser
um
ponto
de
apoio
para
o
fortalecimento
do
grupo.
Ou
apenas
para
fazer
‘oba-oba’ sobre alguma atividade
pontual.
Ou
seja:
para
que
as
pessoas
se
habituem
à
comunicação
interna,
é
preciso
que
esse
hábito
seja
cultivado
desde
a
alta
administração.
Como eliminar a barreira dos cargos,
como a existente entre estagiários e gestores?
Cada
empresa
tem
aspectos
culturais
muito
próprios,
havendo
aquelas
em
que
a
hierarquia
é
mais
valorizada
do
que
em
outras.
A
cultura
de
uma
empresa
é
que
determina
o
quanto
o
seu
modelo
de
gestão
será
interativo.
Por
isso,
não
existe
uma
fórmula
para
eliminar
barreiras
entre
cargos,
pois
isso
é
um
traço
da
cultura
empresarial.
Porém,
nas
empresas
em
que
a
comunicação
faz
parte
da
gestão,
essas
barreiras
tendem
a
ser
mais
tênues,
e
a
interação
entre
áreas
e
pessoas
de
diferentes
posições
tende
a
ser
mais
intensa.
A
comunicação,
uma
vez
adotada
por
uma
empresa
e
integrada
à
sua
cultura
organizacional,
ajuda
a
flexibilizar
as
relações
ao
longo
do
tempo.
Como melhorar a comunicação entre as diversas áreas da empresa?
Sendo transparente
e
ágil.
Nada
pior
do
que
ficar
sabendo
de
algo
sobre
a
sua
área
por
meio
de
um
colega
de
outro
departamento.
Com
relação
à
transparência,
é
claro
que
não
devemos
confundir
informação
sigilosa
com
divulgação
correta
dos
fatos
cotidianos
de
uma
empresa.
Uma
comunicação
simples,
rápida
e
franca
é
capaz
de
integrar
os
departamentos
de
uma
empresa
e
evitar
boatos.
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