10 de out. de 2012

Qualquer empresa precisa de comunicação interna


A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) destaca em seu Caderno de Comunicação Organizacional Como entender a comunicação interna* que as empresas devem desenvolver e utilizar materiais e campanhas que objetivem “apresentar e posicionar a organização, seus conceitos de missão, visão, valores, políticas e processos”.
Por menor que seja uma empresa, não convém relegar esses materiais e campanhas ao segundo plano, pois eles são efetivos na sedimentação do DNA da companhia, tanto junto aos novos colaboradores quanto entre os integrantes veteranos.
O Manual de Políticas e Procedimentos, assim como o Código de Ética da empresa, estão nesse rol de iniciativas indispensáveis da comunicação interna. Eles “veiculam informações que visam facilitar a integração (dos novos colaboradores) na cultura da organização e motivar o seu comprometimento, para uma maior consciência e unicidade de visão sobre as normas de conduta, processos e forma de atuação da empresa. Essas publicações contêm orientações sobre a missão, visão, valores, políticas e benefícios de Recursos Humanos e os procedimentos a serem realizados em situações do dia a dia, como ação em caso de acidentes de trabalho, procedimento em relação ao fluxo e sigilo de informações, relacionamento com fornecedores etc.”
As pessoas são movidas por estímulos, e a comunicação interna é um dos bons, quando feita de forma profissional e sistêmica. Mesmo em empresas pequenas, também são oportunas campanhas internas para motivação e consecução de objetivos e metas. Programas sociais, culturais e esportivos também funcionam como um estímulo positivo à identificação do profissional com a empresa.
Em resumo, não é o tamanho de uma empresa que vai determinar a necessidade de comunicação interna. Ela pode, sim, ficar mais complexa e exigir mais recursos, tanto maior for a empresa. Porém, em toda organização, ela é essencial.

*O CCO Como entender a comunicação interna pode ser baixado gratuitamente, na íntegra, pelo site www.abracom.org.br


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