A Associação
Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) destaca em seu Caderno de
Comunicação Organizacional Como entender a comunicação interna* que as
empresas devem desenvolver e utilizar materiais e campanhas que objetivem
“apresentar e posicionar a organização, seus conceitos de missão, visão,
valores, políticas e processos”.
Por menor que
seja uma empresa, não convém relegar esses materiais e campanhas ao segundo
plano, pois eles são efetivos na sedimentação do DNA da companhia, tanto junto
aos novos colaboradores quanto entre os integrantes veteranos.
O Manual de
Políticas e Procedimentos, assim como o Código de Ética da empresa, estão nesse
rol de iniciativas indispensáveis da comunicação interna. Eles “veiculam informações que visam facilitar a
integração (dos novos colaboradores) na cultura da organização e motivar o seu
comprometimento, para uma maior consciência e unicidade de visão sobre as normas
de conduta, processos e forma de atuação da empresa. Essas publicações contêm orientações
sobre a missão, visão, valores, políticas e benefícios de Recursos Humanos e os
procedimentos a serem realizados em situações do dia a dia, como ação em caso de
acidentes de trabalho, procedimento em relação ao fluxo e sigilo de
informações, relacionamento com fornecedores etc.”
As pessoas são
movidas por estímulos, e a comunicação interna é um dos bons, quando feita de
forma profissional e sistêmica. Mesmo em empresas pequenas, também são
oportunas campanhas internas para motivação e consecução de objetivos e metas.
Programas sociais, culturais e esportivos também funcionam como um estímulo
positivo à identificação do profissional com a empresa.
Em resumo, não é
o tamanho de uma empresa que vai determinar a necessidade de comunicação
interna. Ela pode, sim, ficar mais complexa e exigir mais recursos, tanto maior
for a empresa. Porém, em toda organização, ela é essencial.
*O CCO Como entender a comunicação interna pode ser baixado
gratuitamente, na íntegra, pelo site www.abracom.org.br
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