26 de out. de 2012

Publicação empresarial: só porque é grátis não tem que ser chata



Além de temas que a companhia quer abordar, inclua aqueles que os colaboradores gostariam de ler

Visual atraente, com fotos e ilustrações, e matérias curtas, com linguagem descomplicada, mesmo quando os assuntos forem complexos – e especialmente nesses casos – são premissas básicas para que as publicações empresariais, especialmente as internas, como revistas, jornais, newsletter, boletins etc, sejam bem-sucedidas. As notícias, por sua vez, precisam ser diversificadas, para que a publicação não se torne “o jornal do RH” ou “a revista do pessoal de Vendas”. A diversificação também garante um bom índice de leitura, porque, se o leitor não quiser ler uma reportagem, terá outras que poderão despertar seu interesse. Busque o equilíbrio, mesclando temas empresariais com matérias de interesse geral, que também podem ter um link com o dia a dia da empresa. Quer ver? Até mesmo uma receita culinária pode estar relacionada com a empresa. Ela pode ser passada pela nutricionista da empresa ou simplesmente ser um prato que faz sucesso no restaurante da companhia.
São exemplos de temas empresariais: estrutura organizacional; responsabilidades de setores e dos colaboradores; formas de avaliação de desempenho; sucessos obtidos; benefícios; dicas de liderança; qualidade; relação cliente-fornecedor interno; perfil de empregados, treinamentos internos etc. São informações objetivas, de interesse dos colaboradores e que, ao mesmo tempo, facilitam a realização das metas da organização e melhoram a confiança interna.
Temas de interesse geral podem ser:
Cultura – patrocínios a eventos culturais, sugestões de leitura, até matérias temáticas a respeito de uma festa do nosso folclore, etc.
Motivação – contribui com o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Podem ser baseadas em entrevistas com especialistas.
Comportamento – negociação é um exemplo. Todos, não importa em qual função, precisam saber negociar. Seja em casa com os filhos, no ambiente de trabalho ou no shopping.
Psicologia – crescer, envelhecer, casar, separar, ganhar, perder. Essas e tantas outras emoções, motivadas por situações no ambiente profissional ou familiar, podem render matérias no mínimo curiosas, resultantes de entrevistas com especialistas.
Comunicação – dicas sobre como se comunicar corretamente, desenvolver a empatia pelo receptor para ser entendido, a importância do feedback, incluindo aspectos da língua falada, como concordância, vícios de linguagem etc.

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