Além
de temas que a companhia quer abordar, inclua aqueles que os colaboradores
gostariam de ler
Visual
atraente, com fotos e ilustrações, e matérias curtas, com linguagem
descomplicada, mesmo quando os assuntos forem complexos – e especialmente
nesses casos – são premissas básicas para que as publicações empresariais,
especialmente as internas, como revistas, jornais, newsletter, boletins etc,
sejam bem-sucedidas. As notícias, por sua vez, precisam ser diversificadas,
para que a publicação não se torne “o jornal do RH” ou “a revista do pessoal de
Vendas”. A diversificação também garante um bom índice de leitura, porque, se o
leitor não quiser ler uma reportagem, terá outras que poderão despertar seu
interesse. Busque o equilíbrio, mesclando temas empresariais com matérias de
interesse geral, que também podem ter um link com o dia a dia da empresa. Quer
ver? Até mesmo uma receita culinária pode estar relacionada com a empresa. Ela
pode ser passada pela nutricionista da empresa ou simplesmente ser um prato que
faz sucesso no restaurante da companhia.
São exemplos
de temas empresariais: estrutura organizacional; responsabilidades de setores e
dos colaboradores; formas de avaliação de desempenho; sucessos obtidos;
benefícios; dicas de liderança; qualidade; relação cliente-fornecedor interno;
perfil de empregados, treinamentos internos etc. São informações objetivas, de
interesse dos colaboradores e que, ao mesmo tempo, facilitam a realização das metas
da organização e melhoram a confiança interna.
Temas de
interesse geral podem ser:
Cultura –
patrocínios a eventos culturais, sugestões de leitura, até matérias temáticas a
respeito de uma festa do nosso folclore, etc.
Motivação – contribui
com o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. Podem ser baseadas
em entrevistas com especialistas.
Comportamento – negociação
é um exemplo. Todos, não importa em qual função, precisam saber negociar. Seja
em casa com os filhos, no ambiente de trabalho ou no shopping.
Psicologia – crescer,
envelhecer, casar, separar, ganhar, perder. Essas e tantas outras emoções,
motivadas por situações no ambiente profissional ou familiar, podem render
matérias no mínimo curiosas, resultantes de entrevistas com especialistas.
Comunicação – dicas
sobre como se comunicar corretamente, desenvolver a empatia pelo receptor para
ser entendido, a importância do feedback, incluindo aspectos da língua falada,
como concordância, vícios de linguagem etc.
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