28 de nov. de 2012

Uma imagem vale por mil palavras


Uma imagem fala por si. É capaz de provocar reações fortes e de despertar sentimentos intensos, bons e ruins. Uma imagem é algo que valorizamos tanto que compartilhamos fotos e selecionamos as nossas preferidas para colocar em porta-retratos, na carteira, em chaveiros, enfim, imagens marcam.

E, ainda assim, vemos muitos materiais empresariais – sobretudo os impressos – maltratados por imagens ruins. Fotos escuras, imagens com fundos impróprios, sombras que escondem fisionomias, excesso de luminosidade que faz pessoas e objetos ficar esbranquiçados, fotos fora de foco, tremidas, e as famigeradas fotos geradas por câmeras de celular, que raramente geram bons resultados quando impressas. “Ah!, mas na minha tela está lindo!”..., não quer dizer que tecnicamente esteja em boas condições de impressão.
Embora o ideal – e recomendável – seja recorrer a fotógrafos profissionais, hoje em dia, todos podemos fazer boas fotos, pois há muitos equipamentos fáceis de usar e a preços acessíveis. Mas, para que fotos amadoras não prejudiquem a qualidade final do material da empresa, é fundamental que a máquina fotográfica seja ajustada corretamente e que o fotógrafo amador tenha conhecimentos básicos de como fazer boas fotos.
Outro fator importantíssimo é o mito do Photoshop. Há quase um consenso de que o software resolve qualquer problema, desde retoques milagrosos a montagens duvidosas. O Photoshop, como outros programas de uso profissional, tem, de fato, muito recursos para melhorar – ou até mesmo alterar – uma imagem. Mas é preciso, primeiro, cuidar da origem. Uma foto pequena jamais poderá ser ampliada para o tamanho de uma capa de revista, por exemplo. Uma imagem escura demais nunca ficará perfeita, bem como um retrato tremido não será recuperado. Há de se ter cuidados básicos com luzes, sombras, cores e resolução, e evitar exageros nos retoques. O software é apenas uma ferramenta. Como sempre, recomendável para uso profissional.
Uma imagem vale por mil palavras. Cuide do seu negócio em todos os detalhes. Valorize o material de sua empresa com textos bem escritos, visual limpo e imagens de qualidade.

Com colaboração de Marcelo Cason, do estúdio MCason Criação, publicitário e pós-graduado em Marketing pela Fecap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário