Uma
imagem fala por si. É capaz de provocar reações fortes e de despertar
sentimentos intensos, bons e ruins. Uma imagem é algo que valorizamos tanto que
compartilhamos fotos e selecionamos as nossas preferidas para colocar em
porta-retratos, na carteira, em chaveiros, enfim, imagens marcam.
E, ainda assim, vemos muitos materiais
empresariais – sobretudo os impressos – maltratados por imagens ruins. Fotos
escuras, imagens com fundos impróprios, sombras que escondem fisionomias,
excesso de luminosidade que faz pessoas e objetos ficar esbranquiçados, fotos
fora de foco, tremidas, e as famigeradas fotos geradas por câmeras de celular,
que raramente geram bons resultados quando impressas. “Ah!, mas na minha tela
está lindo!”..., não quer dizer que tecnicamente esteja em boas condições de
impressão.
Embora o ideal – e recomendável – seja
recorrer a fotógrafos profissionais, hoje em dia, todos podemos fazer boas
fotos, pois há muitos equipamentos fáceis de usar e a preços acessíveis. Mas,
para que fotos amadoras não prejudiquem a qualidade final do material da
empresa, é fundamental que a máquina fotográfica seja ajustada corretamente e
que o fotógrafo amador tenha conhecimentos básicos de como fazer boas fotos.
Outro fator importantíssimo é o mito do
Photoshop. Há quase um consenso de que o software resolve qualquer problema,
desde retoques milagrosos a montagens duvidosas. O Photoshop, como outros
programas de uso profissional, tem, de fato, muito recursos para melhorar – ou
até mesmo alterar – uma imagem. Mas é preciso, primeiro, cuidar da origem. Uma
foto pequena jamais poderá ser ampliada para o tamanho de uma capa de revista,
por exemplo. Uma imagem escura demais nunca ficará perfeita, bem como um
retrato tremido não será recuperado. Há de se ter cuidados básicos com luzes,
sombras, cores e resolução, e evitar exageros nos retoques. O software é apenas
uma ferramenta. Como sempre, recomendável para uso profissional.
Uma imagem vale por mil palavras. Cuide do
seu negócio em todos os detalhes. Valorize o material de sua empresa com textos
bem escritos, visual limpo e imagens de qualidade.
Com colaboração de
Marcelo Cason, do estúdio MCason Criação, publicitário e pós-graduado em
Marketing pela Fecap.
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