19 de nov. de 2012

A caixa de sugestões não está morta



Apesar da digitalização de muitos meios de comunicação, dependendo do tipo de empresa, ainda há espaço para a caixa de sugestões convencional. E há detalhes que fazem a diferença entre uma caixa acolhedora e uma caixa sempre vazia.

A caixa de sugestão da minha empresa está sempre vazia. O que isso significa? Devo acabar com ela?

Uma caixa de sugestão vazia significa muita coisa. Só não significa que as pessoas não tenham sugestões a dar!
No início de um programa de sugestões, geralmente se consegue uma boa participação. Com o tempo, porém, elas vão “pingando” e tendem a desaparecer. Não é algo que aconteça em uma ou outra empresa. É mais comum do que se imagina.
Pode faltar motivação para sugerir – isso acontece em empresas que não dão feedback sobre as sugestões. Mesmo quando são anônimas e/ou quando não é possível adotá-las, as sugestões devem ser respondidas, o que pode ser feito num quadro próximo à caixa, pela intranet ou via jornal interno, por exemplo. Se a sugestão estiver identificada, a resposta deve ser dada pessoalmente, de preferência, para estimular o diálogo direto e valorizar a iniciativa do colaborador que sugeriu. O importante é não deixar sem feedback nenhuma sugestão.
Se o programa está no início e não houve adesão, convém reavaliá-lo, desde as regras à divulgação. Nesse caso, pode ser até recomendável retirar a caixa e relançar o programa em outras bases.
A falta de motivação para sugerir também pode refletir a falta de confiança do colaborador na empresa. Sobretudo se as sugestões tiverem que ser identificadas com nome e área de quem sugere. Muitos têm medo de se expôr diante do supervisor, chefe ou gerente. Isso sinaliza um problema de gestão realmente sério.
Outro fator que pode esvaziar a caixa de sugestões: limitar a participação do empregado, que só pode sugerir melhorias para a área em que trabalha. Por que não para todas as áreas? É mais fácil vermos “defeito” (e qualidades também) no quintal do vizinho.
Há empresas que recompensam financeiramente quem deu sugestões que geraram economia. Ajuda a estimular, mas adotar a recompensa é muito específico de cada empresa. Porém, uma atitude é obrigatória, qualquer que seja a empresa: dar feedback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário