Apesar da digitalização de muitos meios de comunicação, dependendo do tipo de empresa, ainda há espaço para a caixa de sugestões convencional. E há detalhes que fazem a diferença entre uma caixa acolhedora e uma caixa sempre vazia.
A caixa de sugestão da minha
empresa está sempre vazia. O que isso significa? Devo acabar com ela?
Uma caixa de sugestão vazia
significa muita coisa. Só não significa que as pessoas não tenham sugestões a
dar!
No início de um programa de sugestões,
geralmente se consegue uma boa participação. Com o tempo, porém, elas vão
“pingando” e tendem a desaparecer. Não é algo que aconteça em uma ou outra
empresa. É mais comum do que se imagina.
Pode faltar motivação para
sugerir – isso acontece em empresas que não dão feedback sobre as sugestões.
Mesmo quando são anônimas e/ou quando não é possível adotá-las, as sugestões
devem ser respondidas, o que pode ser feito num quadro próximo à caixa, pela
intranet ou via jornal interno, por exemplo. Se a sugestão estiver
identificada, a resposta deve ser dada pessoalmente, de preferência, para
estimular o diálogo direto e valorizar a iniciativa do colaborador que sugeriu.
O importante é não deixar sem feedback nenhuma sugestão.
Se o programa está no início e
não houve adesão, convém reavaliá-lo, desde as regras à divulgação. Nesse caso,
pode ser até recomendável retirar a caixa e relançar o programa em outras
bases.
A falta de motivação para
sugerir também pode refletir a falta de confiança do colaborador na empresa.
Sobretudo se as sugestões tiverem que ser identificadas com nome e área de quem
sugere. Muitos têm medo de se expôr diante do supervisor, chefe ou gerente.
Isso sinaliza um problema de gestão realmente sério.
Outro fator que pode esvaziar
a caixa de sugestões: limitar a participação do empregado, que só pode sugerir
melhorias para a área em que trabalha. Por que não para todas as áreas? É mais
fácil vermos “defeito” (e qualidades também) no quintal do vizinho.
Há empresas que recompensam
financeiramente quem deu sugestões que geraram economia. Ajuda a estimular, mas
adotar a recompensa é muito específico de cada empresa. Porém, uma atitude é
obrigatória, qualquer que seja a empresa: dar feedback.
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