24 de jun. de 2013

Escrever é fácil. Difícil é ser lido e compreendido.




RESUMIMOS E ADAPTAMOS DICAS DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA NA WEB, PARA AJUDAR VOCÊ A TER MAIS SUCESSO COM TEXTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA DIVULGADOS POR MEIOS DIGITAIS

NA INTERNET, NÃO HÁ LIMITE de espaço para textos, mas isso é relativo. Fatores como tempo de carregamento de página, área útil do monitor e, principalmente, assimilação do leitor acabam definindo um tamanho.
O início do texto deve ser curto e sedutor, a cada parágrafo convidando o leitor a ler o próximo, mostrando a ponta do iceberg, para não afujentar leitores apressados ou preguiçosos.
A imersão no assunto deve ser gradual e voluntária, e é aí que entram os hiperlinks – eles possibilitam que os leitores interessados se aprofundem. Além disso, uma palavra sublinhada é uma tentação num texto on-line. E, se o assunto for relevante para o leitor, ele fica curioso. Outra função do hiperlink é ajudar na leitura dinâmica e facilitar o entendimento apressado.
Sobre o tamanho de um texto numa tela, não ultrapasse 20 linhas. Se necessário, quebre o texto em páginas. Crawford Kilian, autoridade mundial em jornalismo on-line, afirma que "as pessoas dificilmente leem mais de dois blocos de texto de até 100 palavras. É importante conseguir que o leitor saiba o máximo lendo o mínimo”. O tamanho máximo dos parágrafos, para ele, é 75 caracteres.
Resumindo: um texto na web não deve ser maior do que a tela do monitor, já que as barras de rolagem são difícieis de serem manejadas e o leitor pode se perder ao tentar achar onde parou antes de rolar.
Adicione, ao final dos textos, algumas informações, como telefones úteis, e-mails de instituições e, é óbvio, links relevantes.
Atenção à linguagem: a rede não tem tempo para formalidades, e quanto mais formal, mais dificuldade de esclarecimento. "Isso não significa que as regras gramaticais possam ser esquecidas. Pelo contrário. O correto uso do idioma agrega credibilidade ao texto.
Tenha em mente que a pressa é cada vez maior, e perdemos o freguês se não temos um bom primeiro parágrafo e uma boa amarração de ideias para dar continuidade, até finalizar o texto.
Frases curtas, corretamente pontuadas e na ordem direta (sujeito, verbo, complementos) são fundamentais para seu= recado ser dado com sucesso.

Fonte: www.usabilidoido.com.br/dicas_de_redacao_jornalistica_na_web.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário