19 de set. de 2013

Tecniquês em portinglês


Smartphone, smart TV, smart watch. A cada dia, aqui no Brasil, surgem mais nomes em inglês para coisas relacionadas a tecnologia e comunicação. Com isso, cresce a dificuldade para assimilar tantas palavras e conceitos novos. E uma das premissas básicas para viabilizar a comunicação é que emissor e receptor compartilhem o mesmo código – ou seja, é necessário que falemos a mesma língua. Sendo assim, anote aí: smart é qualquer coisa com conexão à internet ou convergindo com outros equipamentos multimídia. E se essa última frase já lhe soou complicada, calma: você não está só. É grande o número de pessoas de diversas faixas etárias – jovens, inclusive – que se atrapalham com tantos termos novos e em inglês. Por isso, selecionamos alguns ligados à comunicação empresarial e tentamos traduzi-los resumidamente, usando uma linguagem bem simplificada.

Google – todo mundo usa e sabe o que é e entrou nesta lista para alertar você: antes de usar qualquer citação, dado ou informação obtida no Google (ou em qualquer outro buscador – sim, há vários outros menos populares), verifique se a fonte é confiável. Tomar como verdade qualquer resultado de pesquisa no Google pode provocar um enorme estrago na comunicação da empresa.

Facebook e Google+ – são sites de relacionamento, redes sociais concorrentes. Você faz login (se cadastra) e passa a poder interagir com pessoas novas ou conhecidas. Permite escrever textos, publicar fotos, compartilhar notícias, bater papo em tempo real etc. Cada vez mais usadas pelas empresas, para interagir com clientes e aumentar a presença da marca no ambiente web.

Twitter – rede social também. Só que, no Twitter, o seu recado tem que ser dado em até 140 caracteres. Só esta breve definição, desde o T até o ponto final, tem 165.

Slide Share – site no qual se podem ver e compartilhar apresentações, geralmente em Power Point. YouTube é a mesma coisa, só que para vídeos. E Flickr também, só que para fotos e imagens em geral. Em todos esses, você pode ver materiais sem precisar se cadastrar. Você só precisa se cadastrar se quiser compartilhar materiais.

LinkedIn – rede social voltada a relacionamentos profissionais. Você faz login e monta o seu currículo, por assim dizer. Muitas empresas já usam o LinkedIn para recrutar pessoal.

Skype – é o telefone via internet. Você se cadastra e passa a se comunicar, por voz e vídeo, com outras pessoas cadastradas. Assim como o Facebook, também pode ser usado como chat – para bater papo em tempo real por meio de texto

E aí? Quantos desses termos você já conhecia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário