Smartphone, smart TV, smart watch. A cada
dia, aqui no Brasil, surgem mais nomes em inglês para coisas relacionadas a
tecnologia e comunicação. Com isso, cresce a dificuldade para assimilar tantas
palavras e conceitos novos. E uma das premissas básicas para viabilizar a
comunicação é que emissor e receptor compartilhem o mesmo código – ou seja, é
necessário que falemos a mesma língua. Sendo assim, anote aí: smart é qualquer
coisa com conexão à internet ou convergindo com
outros equipamentos multimídia. E se essa última frase já lhe soou complicada,
calma: você não está só. É grande o número de pessoas de diversas faixas
etárias – jovens, inclusive – que se atrapalham com tantos termos novos e em
inglês. Por isso, selecionamos alguns ligados à comunicação empresarial e
tentamos traduzi-los resumidamente, usando uma linguagem bem simplificada.
Google – todo mundo usa e sabe o que é e entrou
nesta lista para alertar você: antes de usar qualquer citação, dado ou
informação obtida no Google (ou em qualquer outro buscador – sim, há vários
outros menos populares), verifique se a fonte é confiável. Tomar como verdade
qualquer resultado de pesquisa no Google pode provocar um enorme estrago na
comunicação da empresa.
Facebook e Google+ – são sites de
relacionamento, redes sociais concorrentes. Você faz login (se cadastra) e
passa a poder interagir com pessoas novas ou conhecidas. Permite escrever
textos, publicar fotos, compartilhar notícias, bater papo em tempo real etc.
Cada vez mais usadas pelas empresas, para interagir com clientes e aumentar a
presença da marca no ambiente web.
Twitter – rede social também. Só que, no Twitter,
o seu recado tem que ser dado em até 140 caracteres. Só esta breve definição,
desde o T até o ponto final, tem 165.
Slide Share – site no qual se podem ver e
compartilhar apresentações, geralmente em Power
Point. YouTube é a mesma coisa, só que para vídeos. E Flickr
também, só que para fotos e imagens em geral. Em todos esses, você pode ver
materiais sem precisar se cadastrar. Você só precisa se cadastrar se quiser
compartilhar materiais.
LinkedIn – rede social voltada a relacionamentos
profissionais. Você faz login e monta o seu currículo, por assim dizer. Muitas
empresas já usam o LinkedIn para recrutar pessoal.
Skype – é o telefone via internet. Você se
cadastra e passa a se comunicar, por voz e vídeo, com outras pessoas
cadastradas. Assim como o Facebook, também pode ser usado como chat – para
bater papo em tempo real por meio de texto
E aí? Quantos desses termos você já conhecia?
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