Manual de integração ou manual do colaborador. Independente
da nomenclatura, esse livreto, que as empresas costumam entregar aos novos
colaboradores, vai além de esclarecer direitos e deveres das partes. Ele tem o
importante papel de explicar o que é o negócio da empresa, suas políticas e
filosofia, além, é claro, das normas e condições de trabalho, remuneração e uma
série de outras informações relevantes.
Para atingir esses objetivos, dois grandes desafios precisam
ser vencidos. O primeiro é óbvio: esse material deve ser lido; e o segundo,
menos óbvio, seu conteúdo precisa ser compreendido.
Parece muito fácil, não é mesmo? Porém, na prática, o que
se vê são manuais “Frankenstein”. Ou seja, juntam-se textos escritos por pessoas
de diferentes setores da empresa – experts em benefícios, treinamento,
qualidade, meio ambiente etc –, cada qual escrito de maneira independente, sem
qualquer uniformidade com os demais, e tem-se a ilusão de que esse material
reúne condições de ser entendido. É claro que os responsáveis pelos setores são
as pessoas mais indicadas para falar sobre os assuntos pertinentes às suas
áreas. Isso não significa, contudo, que eles saibam escrever corretamente e que
suas mensagens sejam entendidas.
Na hora de publicar um manual de integração, mesmo que
você disponha de todas as informações, busque ajuda especializada para fazer a
organização do material e a edição dos textos. E não se esqueça de uma boa
criação visual. Sim, isso também é importante, pois o ser humano é extremamente
visual e as imagens despertam a atenção, ajudam na retenção das informações.
Delegando essa atividade a uma assessoria de comunicação,
o RH terá a garantia de que a linguagem será apropriada, a gramática
corretamente aplicada e as ideias claramente inseridas no texto. Afinal a
escrita é um instrumento de comunicação e, como tal, necessita de sentido de
clareza, objetividade e correção. Caso contrário, não atingirá os objetivos.
Dairce Lira é Relações
Públicas e atua há 25 anos com comunicação empresarial. Atualmente, é
diretora da Interativa Comunicação
(www.interativacomunicacao.srv.br)
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