Mensagens relevantes para os colaboradores, e não
apenas para a empresa, são a chave do sucesso
Saber de coisas que acontecem do portão para dentro, via concorrente ou
manchetes de jornais, causa muito mal-estar entre os colaboradores e prejudica
o clima organizacional. A circulação interna de informações é, portanto,
essencial para a valorização e integração dos colaboradores, contribuindo
para o bom desempenho profissional. Quanto mais bem informados, mais
engajados eles estarão com os objetivos e desafios da empresa.
Um jornal interno, impresso ou digital, é um excelente meio para levar a
todos os colaboradores e suas famílias o que realmente está acontecendo na
organização, democratizando as informações e impedindo, com isso, o surgimento
de boatos negativos. Sem contar que os colaboradores são os principais
porta-vozes das instituições onde trabalham.
Informados, eles se transformam em grandes propagandistas e multiplicadores
de opinião. Cada colaborador ou familiar que lê o jornal funciona como um pólo
de divulgação sobre a
empresa, podendo transmitir a vizinhos, parentes e amigos informações
oficiais sobre ela.
Mas, atenção! Faça um jornal interno que o leitor queira ler, tendo em
mente que a escolha do conteúdo faz a diferença para o sucesso da difusão das
informações. Assim, é necessário alinhar as necessidades de comunicação da
empresa com as expectativas dos colaboradores. A empresa deve levar em consideração
que o sucesso de um jornal interno é diretamente proporcional à utilidade –
para o leitor – das informações veiculadas. O jornal interno que não traz
informações do interesse dos colaboradores está condenado ao fracasso.
Do projeto editorial às etapas de produção, a concepção do jornal interno
exige envolvimento, cooperação e transparência. Na operacionalização, considere
uma pauta editorial de interesse do universo da sua empresa. E a maneira mais
fácil para se conseguir isso é contando com fontes de informação espalhadas por
todos os setores da organização. Monte um conselho editorial com colaboradores de
vários setores, especialmente aqueles que:
• tenham conhecimento técnico - para fornecer matérias cujo teor esteja
ligado ao negócio da empresa;
• sejam líderes (naturais ou formais), para colaborar com informações de
interesse do público interno;
• tenham vínculos diretos com o desenvolvimento dos colaboradores.
O jornal interno que tenha um conselho editorial formado por pessoas que
possuam estas características, com a coordenação de RH e o suporte de uma assessoria
de comunicação empresarial – responsável por uma linguagem que possa ser
entendida, tanto pelos técnicos como pelo pessoal de nível cultural mais
modesto –, certamente atingirá os objetivos da empresa e dos colaboradores.
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