
Para começar, os dirigentes precisam perceber o valor de instaurar um sistema de comunicação interna. Essa percepção é essencial para que as iniciativas de comunicação tenham continuidade e deem resultados.
O segundo passo é investir numa estrutura interna de comunicação organizada e profissional (própria ou terceirizada) para o desenvolvimento de uma estratégia sintonizada com o negócio da empresa. Trocando em miúdos: atividades de comunicação devem ser a principal atribuição de um ou mais funcionários. O que se vê muito, ainda, são profissionais que têm outras tarefas principais (treinamento, qualidade etc), e trabalham a comunicação ‘quando dá tempo’.
Feito isso, analise detalhadamente seu público interno, identificando os subgrupos existentes e suas necessidades de comunicação. Se sua empresa fez alguma pesquisa de clima organizacional, dê uma olhada nos resultados – eles costumam trazer informações importantes sobre comunicação interna.
Se você vai tocar as atividades com recursos internos, vale a pena fazer benchmark com empresas de perfil semelhante. Se for terceirizar, escolha uma agência que possa lhe apresentar resultados de trabalhos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário