8 de jul. de 2009

Como implantar a comunicação interna quando não há qualquer histórico dessa atividade na empresa?

Construir uma casa desde os alicerces costuma ser mais fácil do que reformar uma casa antiga. Mas seja para construir, seja para reformar, é preciso estar disposto e se planejar. Caso contrário, a obra para antes do fim. O mesmo raciocínio se aplica aqui.
Para começar, os dirigentes precisam perceber o valor de instaurar um sistema de comunicação interna. Essa percepção é essencial para que as iniciativas de comunicação tenham continuidade e deem resultados.
O segundo passo é investir numa estrutura interna de comunicação organizada e profissional (própria ou terceirizada) para o desenvolvimento de uma estratégia sintonizada com o negócio da empresa. Trocando em miúdos: atividades de comunicação devem ser a principal atribuição de um ou mais funcionários. O que se vê muito, ainda, são profissionais que têm outras tarefas principais (treinamento, qualidade etc), e trabalham a comunicação ‘quando dá tempo’.
Feito isso, analise detalhadamente seu público interno, identificando os subgrupos existentes e suas necessidades de comunicação. Se sua empresa fez alguma pesquisa de clima organizacional, dê uma olhada nos resultados – eles costumam trazer informações importantes sobre comunicação interna.
Se você vai tocar as atividades com recursos internos, vale a pena fazer benchmark com empresas de perfil semelhante. Se for terceirizar, escolha uma agência que possa lhe apresentar resultados de trabalhos anteriores.

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