8 de jul. de 2009

Qual é a melhor forma de iniciar um programa integrado de comunicação interna?

Um bom começo é trabalhar com as lideranças para que pratiquem a comunicação face a face e assumam a responsabilidade de comunicar-se com suas equipes. Ou seja, transformar as lideranças no canal interno prioritário, pois sem ele, será difícil mobilizar os funcionários em torno de outras ferramentas de comunicação, que podem ser:

• Mural - deve ser instalado em local de grande circulação e estar sempre atualizado. De acordo com o tamanho das instalações da empresa, deve haver mais de um, mas todos devem conter as mesmas informações.
• Jornal ou revista - desde um boletim frente-e-verso até uma revista com várias páginas, o impresso deve ter assuntos e linguagem em sintonia com os leitores. Em geral, textos curtos estimulam a leitura, e o uso de imagens é indispensável. A periodicidade é importante para que o jornal/revista se torne um hábito.
• Caixa de sugestões - através de formulários, os funcionários apresentam sugestões, comentários e/ou críticas sobre seu cotidiano na empresa. Não se deve pedir identificação do funcionário, e as respostas às questões devem ser afixadas junto à caixa de sugestões – que deve ficar em local onde o funcionário de sinta à vontade para participar.
• Reuniões periódicas - realizada entre gestores e suas equipes, fortalece a comunicação face a face, e os feedbacks podem ser dados rapidamente aos funcionários.
• Intranet - forma ágil e econômica de se comunicar internamente, porém é preciso levar em conta quantos funcionários terão acesso a ela.

Ou ainda faixas, banners, rádio e TV internas, portal etc. Existem várias ferramentas de comunicação, para empresas de todos os portes e segmentos, que podem lançar mão de apenas uma ou de várias ferramentas. O importante é que sua empresa se comunique de forma estratégica, ou seja, envolvendo todas as áreas, de modo planejado e de forma contínua.

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