3 de jul. de 2009

Quem não se comunica...

Essa expressão, cunhada há várias décadas por Abelardo Barbosa – o Chacrinha –, afirma: “quem não se comunica, se trumbica”. E você já se perguntou porque esse bordão caiu no gosto do povo naquela época e permanece vivo até hoje? Talvez por que resuma o óbvio: quem não se comunica…


Fórmulas, receitas e respostas simples são o sonho dos gestores quando o assunto é comunicação interna. Um sonho que dificilmente se concretizará, porque a base da comunicação é o elemento humano, o que torna essa base complexa e nada constante.
O próprio termo ‘comunicação interna’ já soa ultrapassado nos dias de hoje, dominados pela informação instantânea da internet, que não reconhece as fronteiras tradicionais e tem o poder de tornar mundial qualquer ‘comunicação interna’ que caia na rede.
Diante da grande expectativa dos gestores em torno do tema, reunimos aqui algumas das principais dúvidas que nos chegam a esse respeito. Sobre cada uma delas, fizemos uma reflexão, levando em conta aspectos técnicos e práticos e buscando agregar elementos que ajudem a esclarecer os gestores sobre o tema, que é inesgotável.
Apesar de não admitir receitas infalíveis nem respostas definitivas, podem-se fazer algumas (poucas) afirmações sobre a área de comunicação, das quais destacamos a seguinte: tenha em mente que comunicação empresarial é relacionamento de resultado, e ambos – relacionamento e resultado – são essenciais em qualquer atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços desempenhada pelo homem.
Novas dúvidas não param de surgir, e a sua será bem-vinda. Use nosso site para enviar-nos a sua e para falar conosco: www.interativacomunicacao.srv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário