13 de mar. de 2012

Comunicação Interna: a gente mesmo faz

Primeira boa notícia: todos que trabalham na empresa sabem ler e escrever. Segunda boa notícia: ninguém conhece melhor uma empresa do que quem trabalha nela. Resultado: pra quê contratar um profissional ou uma agência? Nós mesmos fazemos nossa comunicação interna! Se essa situação lhe soa familiar, selecionamos alguns trechos do Caderno de Comunicação Interna da Abracom, que está disponível para download gratuito em http://www.abracom.org.br/cco.asp. Tire suas conclusões e encontre a resposta para outra situação frequente: por que será que, muitas vezes, poucos respondem de forma assertiva à comunicação que a empresa faz sozinha, de forma intuitiva e sem ajuda profissional?

“Promover o alinhamento de estratégias é imprescindível...Tente imaginar uma empresa que declara, para o público interno, a necessidade de contenção de custos, com medidas que incluem reajustes salariais baixos, cortes de benefícios etc. E, paralelamente, anuncia ao mercado, pela imprensa, que teve resultados positivos no ano, com um lucro recorde em sua história recente. Com certeza, essas mensagens conflitantes provocam impacto negativo na equipe de trabalho, afetando a credibilidade da empresa junto a seus colaboradores. Uma possível consequência dessa falta de alinhamento na comunicação será a queda da produtividade dos trabalhadores, desestimulados pela incoerência da comunicação.”

“No caso da Comunicação Interna, esse exemplo expõe a necessidade dos gestores não ficarem alheios às decisões estratégicas. Quem lida com o público interno precisa ter uma forte sintonia com o clima organizacional. Os profissionais de Comunicação Interna são essenciais para auxiliar na tomada de decisões no sentido de organizar as informações da empresa ou instituição, pois enxergam – ou deveriam enxergar – a questão sob o prisma das possíveis reações do público interno.”

“A Comunicação Interna tem sido tercerizada pelas empresas que optam por focar em sua atividade-fim. Essas empresas entendem que o olhar da consultoria externa é benéfico por vivenciar experiências de Comunicação Interna em diferentes organizações, o que lhes permite ter acesso às melhores práticas, apontar rumos e corrigir rotas que poderiam não ser detectados por profissionais da estrutura interna. Tudo em prol de maior eficiência e resultado da organização.”

Então, você ainda acha que ler, escrever e conhecer a empresa são suficientes para fazer comunicação interna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário