18 de ago. de 2011

Ninguém nasce sabendo

E compartilhar conhecimento e experiências é um caminho. Por isso, nos propomos a elucidar dúvidas relativas a comunicação empresarial. Mande sua questão!

O RH deve estar na linha de frente da comunicação interna?

Comunicação não dever ser um apêndice de outra área, mas um braço estratégico da administração da empresa, assim como RH, Vendas, Engenharia, Finanças etc. Em muitas empresas, as atividades de comunicação interna são realizadas por profissionais vinculados a Recursos Humanos ou Marketing. Mas o ideal é que haja uma área de Comunicação, e que ela se reporte diretamente à presidência (ou ao principal gestor da empresa), da mesma forma que as outras áreas. Isso dará autonomia e força à comunicação dentro da organização. Se houver um jornal interno, por exemplo, ele não será rotulado como ‘o jornal do RH’. Se houver um mural, ninguém poderá chamá-lo de ‘o mural do pessoal de Marketing’. Mas, independente de qual setor seja oficialmente o responsável pela comunicação interna, é fundamental que exista parceria entre as áreas, para que o trabalho de comunicação agregue valor a todos os departamentos e gere resultados para a empresa.

Qual é o melhor procedimento para melhorar a comunicação interna?

Se a comunicação interna não está alcançando os resultados almejados, é hora de fazer um Diagnóstico de Comunicação Interna. Um novo plano de comunicação interna, resultante desse diagnóstico, evita soluções improvisadas, sem compromisso com o planejamento estratégico da empresa.

Quais as formas de obter bons resultados sem ter um custo alto?

Tudo vai depender das necessidades de comunicação e das características do seu público interno. Um exemplo de canal de comunicação de baixo custo é o mural, onde são expostas de modo sintético as informações importantes para os colaboradores. Dependendo do tipo de empresa, a intranet pode desempenhar o papel de mural eletrônico. Mas não basta ter esses recursos: é preciso saber usá-los.

Mande suas perguntas para: interativa@interativacomunicacao.srv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário