3 de out. de 2013

Regras claras contribuem com clima organizacional


Recebemos uma dúvida que deve ser de muitos: “Sou responsável por toda a parte administrativa, inclusive pessoal e informática, de um escritório com 20 colaboradores. Uma das coisas que mais me cobram é a liberação do acesso ao Facebook nos computadores da empresa. O dono é contra e eu concordo com ele: acho que o pessoal vai perder o foco. Estamos errados?

            As mídias sociais são mesmo um prato cheio para quem tem fome de diversão e bate-papo. No entanto, bloquear acesso a elas pode gerar grande descontentamento no público interno, como parece acontecer onde você trabalha. Em vez de fomentar esse clima e criar a imagem de uma empresa retrógrada, que tal estabelecer uma política de acesso?
            Veja só: se há rede wifi no escritório, o pessoal acessa a web de qualquer maneira, via smartfones pessoais. E, mesmo sem wifi, muita gente tem pacote de dados queacesso via 3G, de modo que, querendo a empresa ou não, o acesso às redes sociais já está sendo feito pelo colaborador durante o expediente. Liberar o acesso nos computadores da empresa pode parecer ruim, mas é uma iniciativa com forte impacto positivo sobre o clima, pois significa que a empresa está ouvindo o colaborador e confiando na maturidade dele, com relação ao bom uso que ele fará desse livre acesso.
            Ao liberar acesso ao Facebook e demais sites de relacionamento ou não, você deve deixar claro a todos que o tempo de acesso de cada um poderá ser monitorado pela empresa. E, importantíssimo, a empresa deve estabelecer uma política de acesso à web, que trará regras claras, inclusive sobre o que a empresa considerará como falta grave (exemplo: sites com conteúdo adulto, atividades ilícitas, compartilhar arquivos da empresa, usar pen drives pessoais etc). Essa política deverá ser distribuída e explicada a todos os colaboradores, estimulando-os a tirar dúvidas. Para desenvolvê-la, você pode fazer benchmarking com outras empresas ou lançar mão da ajuda de uma agência de comunicação. E o benefício para o escritório, qual será?  Colaboradores mais motivados e tudo de bom que deriva disso.


Um comentário:

  1. Excelente matéria, penso que: se não podemos com eles, junta-se à eles. Não podemos ficar de fora das tendencias... mas criando regras tudo é passível de negociação e motivação!

    ResponderExcluir