20 de mai. de 2014

Dê Adeus ao Frankestein


Manual de integração ou manual do colaborador. Independente da nomenclatura, esse livreto, que as empresas costumam entregar aos novos colaboradores, vai além de esclarecer direitos e deveres das partes. Ele tem o importante papel de explicar o que é o negócio da empresa, suas políticas e filosofia, além, é claro, das normas e condições de trabalho, remuneração e uma série de outras informações relevantes.
Para atingir esses objetivos, dois grandes desafios precisam ser vencidos. O primeiro é óbvio: esse material deve ser lido; e o segundo, menos óbvio, seu conteúdo precisa ser compreendido.
Parece muito fácil, não é mesmo? Porém, na prática, o que se vê são manuais “Frankenstein”. Ou seja, juntam-se textos escritos por pessoas de diferentes setores da empresa – experts em benefícios, treinamento, qualidade, meio ambiente etc –, cada qual escrito de maneira independente, sem qualquer uniformidade com os demais, e tem-se a ilusão de que esse material reúne condições de ser entendido. É claro que os responsáveis pelos setores são as pessoas mais indicadas para falar sobre os assuntos pertinentes às suas áreas. Isso não significa, contudo, que eles saibam escrever corretamente e que suas mensagens sejam entendidas.
Na hora de publicar um manual de integração, mesmo que você disponha de todas as informações, busque ajuda especializada para fazer a organização do material e a edição dos textos. E não se esqueça de uma boa criação visual. Sim, isso também é importante, pois o ser humano é extremamente visual e as imagens despertam a atenção, ajudam na retenção das informações.
Delegando essa atividade a uma assessoria de comunicação, o RH terá a garantia de que a linguagem será apropriada, a gramática corretamente aplicada e as ideias claramente inseridas no texto. Afinal a escrita é um instrumento de comunicação e, como tal, necessita de sentido de clareza, objetividade e correção. Caso contrário, não atingirá os objetivos.

Dairce Lira é Relações Públicas e atua há 25 anos com comunicação empresarial. Atualmente, é diretora da Interativa Comunicação
(www.interativacomunicacao.srv.br)

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