26 de mai. de 2014

O Conteúdo faz a diferença


Mensagens relevantes para os colaboradores, e não

apenas para a empresa, são a chave do sucesso

Saber de coisas que acontecem do portão para dentro, via concorrente ou manchetes de jornais, causa muito mal-estar entre os colaboradores e prejudica o clima organizacional. A circulação interna de informações é, portanto, essencial para a valorização e integração dos colaboradores, contribuindo
para o bom desempenho profissional. Quanto mais bem informados, mais engajados eles estarão com os objetivos e desafios da empresa.
Um jornal interno, impresso ou digital, é um excelente meio para levar a todos os colaboradores e suas famílias o que realmente está acontecendo na organização, democratizando as informações e impedindo, com isso, o surgimento de boatos negativos. Sem contar que os colaboradores são os principais porta-vozes das instituições onde trabalham.
Informados, eles se transformam em grandes propagandistas e multiplicadores de opinião. Cada colaborador ou familiar que lê o jornal funciona como um pólo de divulgação sobre a
empresa, podendo transmitir a vizinhos, parentes e amigos informações oficiais sobre ela.
Mas, atenção! Faça um jornal interno que o leitor queira ler, tendo em mente que a escolha do conteúdo faz a diferença para o sucesso da difusão das informações. Assim, é necessário alinhar as necessidades de comunicação da empresa com as expectativas dos colaboradores. A empresa deve levar em consideração que o sucesso de um jornal interno é diretamente proporcional à utilidade – para o leitor – das informações veiculadas. O jornal interno que não traz informações do interesse dos colaboradores está condenado ao fracasso.
Do projeto editorial às etapas de produção, a concepção do jornal interno exige envolvimento, cooperação e transparência. Na operacionalização, considere uma pauta editorial de interesse do universo da sua empresa. E a maneira mais fácil para se conseguir isso é contando com fontes de informação espalhadas por todos os setores da organização. Monte um conselho editorial com colaboradores de vários setores, especialmente aqueles que:
• tenham conhecimento técnico - para fornecer matérias cujo teor esteja ligado ao negócio da empresa;
• sejam líderes (naturais ou formais), para colaborar com informações de interesse do público interno;
• tenham vínculos diretos com o desenvolvimento dos colaboradores.
O jornal interno que tenha um conselho editorial formado por pessoas que possuam estas características, com a coordenação de RH e o suporte de uma assessoria de comunicação empresarial – responsável por uma linguagem que possa ser entendida, tanto pelos técnicos como pelo pessoal de nível cultural mais modesto –, certamente atingirá os objetivos da empresa e dos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário